segunda-feira, agosto 08, 2005

Estrada para perdição

Estrada para perdição (Road to Perdition, EUA, 2002) não é um filme surpreendente, mas nem por isso perde seu valor. O próprio título, uma metáfora do lugar ao qual o matador Mike Sullivan (Tom Hanks) e seu filho Michael (Tyler Hoechlin) se dirigem após o assassinato do restante de sua família exibe a moral da história: neste caminho percorrido não há redenção. Para enterrar o passado e seguir a vida na tranqüila cidade de Perdition, algumas dívidas devem ser cobradas por Mike e seu filho, de onze anos, estará irremediavelmente envolvido nesse acerto de contas.
Sam Mendes já havia demonstrado ser um bom diretor em Beleza Americana e em seu segundo filme mostra uma boa habilidade técnica. Estrada para perdição oferece planos belíssimos, que valorizam o filme e engrandecem a imagem na tela. A história é noir por excelência, mas a fotografia, e até mesmo a trilha sonora, deixam o filme menos sombrio em alguns momentos. Aliás, esses são dois aspectos técnicos que contribuem muito para valorizar a obra de Mendes: fotografia e trilha são clássicas, e enchem os olhos e ouvidos. Logo no início do filme há uma cena onde a família Sullivan está jantando que mostra um plano muitíssimo parecido com o da marcante cena do jantar dos Burham em Beleza Americana. O enquadramento da câmera é idêntico. É um momento rápido, sem grande relevância no filme, mas que pode sugerir algo como a marca de um diretor.
Estrada para perdição é um drama com muitos pontos bons. Mas ainda que não fosse possível enxergar nenhum valor no filme de Sam Mendes, ele já valeria a pena pela simples presença de Paul Newman no elenco. Com trinta, quarenta ou mais de setenta anos, Newman é sempre uma boa razão para se ver um filme!

1 Comentários:

Às 10:54 AM , Anonymous Anônimo disse...

O filme é muito bom. Não merece ser reduzido à presença de Paul Newman. A fotografia e o som realmente são muito importantes na contrução do filme. e a construção da relação de Mike e Michel sulivan também é ótima.
:)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial